Análise da Proposta de Redação ENEM (03 e 04/12)

O Chromos saiu na frente mais uma vez! O tema da Redação, da segunda edição do Enem 2016 (03 e 04.12), foi abordado nas aulas e simulados.

Nesta rodada, foi possível notar que o ENEM seguiu o formato de proposta apresentado na primeira aplicação de 2016, propondo que se apontem “Caminhos para combater o racismo no Brasil”. Ainda, vale observar que há uma convergência temática em relação à primeira proposta, já que o tema “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil” abre amplo espaço para a abordagem sobre o preconceito contra as religiões de matriz africana no país.

O que se espera do texto?

O Enem espera que os alunos sejam capazes de refletir acerca das questões raciais no Brasil de forma ampla a fim de:

– Compreender as raízes históricas do problema;

– Reconhecer as práticas cotidianas de racismo velado;

– Reconhecer os efeitos desse preconceito na vida das pessoas negras;

– Buscar, a partir da reflexão acerca da temática, caminhos de minimizar o problema.

Possíveis argumentos:

– Relacionar os caminhos de combate ao racismo a:

  1. Reversão da imagem construída e estereotipada das pessoas negras
  2. Promoção de medidas de inclusão e democratização de oportunidades e incentivos a busca do povo negro por ocupar diferentes espaços.

– Exemplificar formas de manutenção da hegemonia com a menção a telenovelas, que retratam pessoas negras, majoritariamente, associadas a subempregos e criminalidade, em detrimento de um possível protagonismo.

– Mencionar a importância de medidas reparativas, como as cotas em universidades e concursos públicos, como formas de reverter a exclusão desse grupo, construída juntamente a formação da sociedade brasileira. E interessante, ainda, abordar que, embora as cotas sejam ótimas nesse propósito, precisam de um incentivo complementar que permita a manutenção dos alunos negros nas universidades.

Exemplo de parágrafo argumentativo:

É necessário considerar, a priori, que o racismo na sociedade brasileira está estreitamente relacionado à imagem que se atribui ao povo negro. As telenovelas, que exercem função importante na formação dos estereótipos sociais no país, reforçam, desde muito tempo, a falta de protagonismo da população negra nos diferentes espaços, relegando-a a papeis vinculados à criminalidade e ao subemprego. Logo, é necessário que se promovam ações afirmativas que tratem a questão de forma efetiva.

Possíveis propostas de intervenção:

– Apresentar, nas escolas, a representatividade do povo negro nas mais diversas áreas, como artes, ciência e historia, por meio da apresentação de figuras de destaque.

– Elaborar políticas públicas de permanência dos jovens cotistas nas universidades como meio complementar as cotas já promovidas pelo Estado.

– Promover campanhas, nos meios de comunicação e escolas, que evidenciem as práticas racistas cotidianas e instiguem a reflexão e conscientização das pessoas sobre o racismo e suas consequências para uma parte significativa dos brasileiros.

O que não fazer:

– Reproduzir discursos que minimizem os efeitos do racismo na sociedade brasileira

– Limitar a discussão somente à injúria racial, sem considerá-la como apenas uma das práticas que integra os comportamentos racistas no país.

– Apresentar apenas soluções sem discutir as efetivas origens e formas de manifestação do problema, transformando o texto em uma grande proposta de intervenção.

– Abordar apenas o racismo e suas formas de manifestação, sem apontar os caminhos para seu combate.

– Associar o racismo, que é resultado de um processo histórico, a uma falsa ideia de simetria, levando a entender que exista racismo inverso.

– Negar a existência de racismo no Brasil.

 

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